sábado, 24 de março de 2012

Uma chef que revolucionou São Paulo-Spot



Em sua cobertura no 23 andar nos jardins, a simpática, empresária e chef Maria Helena Guimarães me recebeu no final da tarde de domingo. Uma das paredes de sua ampla sala com grandes janelas tem uma visão linda com um por do sol maravilhoso. A sua cozinha é de uma organização impecável: louças, talheres elegantes, as peças de cobre e lembranças de suas viagens. Empreendedora e chef ela criou um novo conceito na gastronomia paulistana criando comida simples, de qualidade e de sabor.

Um de seus livros prediletos que a influenciou bastante foi da autora de livros culinários Elizabeth David.Maria Helena diz que: “Aprendi com a simplicidade a elaboração da comida”. Retornando a São Paulo montou o Sanduiche em 1980 uma moderna lanchonete na Oscar Freire, onde o próprio cliente elaborava seu sanduiche, foi também a primeira a servir vinhos em taça. O sucesso fez com que ela e seu marido se aventurassem para outro empreendimento e abriram o Ritz na alameda franca.
Em Janeiro de1994, Sérgio Kalill, Maria Helena Guimaraes, Lygia Lopes, José Guilherme Meirelles inauguram o restaurante Spot, numa praça com fonte e todo o ambiente com vidros a meia quadra da avenida paulista.
 Com uma clientela formada por publicitários, jornalistas, artistas, homossexuais, modelos e empresários. O cardápio é de muita criatividade e traz influencias de inúmeras viagens ao redor do mundo. O interessante é que alguns pratos são sucesso até hoje desde a sua inauguração.Como o penne com melão e presunto cru, simplesmente fantástico, o Spaghettini com camarão e carciofini, ambos podem ser pedidos como entrada  ou prato principal. Para acompanhar os pratos, uma novidade: a caipirinha de jaboticaba, que pode ser preparada tanto com vodca e saquê nacional ou importado. A pracinha ao lado do restaurante é um ótimo lugar para tomar um drinque enquanto se espera uma mesa. Não deixe de pedir de sobremesa o panna cotta dietética de baunilha e frutas vermelhas.
Esta mulher de sorriso largo, de uma simpatia ímpar, de muita cultura nos faz perceber o quanto precisamos pesquisar e valorizar as coisas simples é assim que recebe os seus clientes sem preconceito de cor, tribos diferentes, todos usufruem do ambiente e de uma boa gastronomia.




Nenhum comentário: