domingo, 18 de março de 2012

GASTRONOMIA DE RUA

A comida de rua é muito importante na cultura gastronômica de toda cidade. É utilizado para identificar alimentos e bebidas prontos para o consumo, preparados e vendidos nas ruas.  Esses alimentos são comercializados por vendedores ambulantes, em todas as partes do mundo. Esta comida é muito apreciada pelos turistas brasileiros quando estão em New York,  eles não deixam de degustar o famoso cachorro quente nas rua de Manhattan para ter mais tempo de fazer compras.  
Sem tempo de almoçar em casa, entre um passo apressado e outro, acabamos parando num quiosque ou numa carrocinha e cedendo ao “comer rápido e barato”. Em Salvador, cabe destacar a comercialização do acarajé, iniciada no período escravagista. A prática é herança trazida pelos negros e até hoje mantém esta tradição com as baianas no comando das barraquinhas desta deliciosa guloseima. No Rio de Janeiro, quem estiver no posto 8 em Ipanema não deixe de degustar a salada de frutas do Val: O Val é dono de um grande carisma e delicia a todos com a sua colorida salada de frutas. Ele circula na região todos os dias de sol das 12h às 17h. Em Goiânia as melhores empadinhas são da Dona Nene que fica na rua 136 no Setor Marista numa micro sala. São maravilhosas, e o atendimento é sempre feito pela chef Nene com seu um sorriso único. Quem for a feira do setor Bueno as terças tem que fazer uma parada obrigatória para comer o famoso pastel. Enfim, algumas vezes é uma aventura gastronômica surpreendente.

Receita de Cachorro quente caseiro.
Ingredientes:
½ kg de salsicha
15 pãezinhos cortados no meio
Batata palha
Queijo mussarela

Molho: 
3 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho cortado
1 cebola picada
5 tomates picados
1 xícara (chá) de água
1 pimentão vermelho cortado
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de salsa picada
Pimenta a gosto
Modo de Preparo:
Para o molho: aqueça o azeite no fogo e refogue o alho e a cebola até dourarem bem. Acrescente os tomates e a água e deixe ferver. Adicione os pimentões, o sal, a salsa e a pimenta e deixe refogar mais um pouco. Montagem: .  Distribua o molho, coloque o queijo, a salsicha e por cima a batata. Feche os pães e sirva.

Nenhum comentário: