domingo, 18 de março de 2012

MONTE VERDE- Turismo





Situada em um vale no alto da Serra da Mantiqueira, Monte Verde se tornou famosa por suas próprias qualidades. Monte Verde apresenta características tipicamente européias; reúne os mesmos atrativos da agitada Campos do Jordão, mas oferece a tranqüilidade de uma pequena cidade do interior. Enfim, é uma ótima alternativa para quem procura o clima frio das montanhas e a paz do convívio íntimo com a natureza.

Monte Verde recebe turistas o ano todo. A vila proporciona uma atmosfera charmosa e cria um clima de  romance, o que a transformou em um dos destinos mais procurados por casais.


UMA TÍPICA PAISAGEM ALPINA
Quando estive visitando Monte verde fiquei impressionada com a paisagem de cartão postal muito parecido com os Alpes Suiços espalhadas pelo vale e pelas encostas das altas montanhas da Mantiqueira,  com muito verde. As  casas são construídas em autêntico estilo alpino. No inverno é simplesmente inesquecível, de manhã a névoa  encobre toda a região. Quando estiver passeando verá a  fumaça que sobe das chaminés  e que tornam ainda mais vívida a impressão de que estamos  nos Alpes.

Este pedaço muito parecido com a Europa atrai e continua atraindo  europeus como: alemães, suíços, italianos e muitos outros que, fizeram de monte seu lar. A influência européia é visível em todos os lugares: desde o estilo das construções até os produtos encontrados no comércio local, nos restaurantes e sua gastronomia  é bem contemporânea e bem elaborada.


CLIMA
Monte Verde apresenta um clima frio e seco, característico de regiões montanhosas. No verão as médias são de 26°C durante o dia e 14°C à noite; já no inverno, as temperaturas freqüentemente caem abaixo de zero, atingindo com facilidade a marca de -10°C.  Nas manhãs de inverno é comum o sol se levantar em meio a uma paisagem totalmente recoberta de gelo, produzindo um visual fantástico e belo.

Se você tiver a sorte de estar lá e os termômetros alcançarem valores negativos, viverá uma sensação única. Casacos enormes, uma boa garrafa de vinho e uma companhia não precisa de mais nada. Só registrar com sua lente as imagens incríveis da paisagem congelada.


AS GRANDES MONTANHAS
A topografia acidentada da região é dominada pelas imponentes montanhas da Mantiqueira, cujos picos se elevam a mais de 2000 metros de altura. Um passeio obrigatório para quem visita Monte Verde é percorrer os caminhos que levam aos mais altos pontos da serra; lá de cima se descortina uma paisagem magnífica. É impossível não se impressionar com a imponência do cenário e com o espetáculo visual proporcionado pela natureza!


FLORA & FAUNA
A região é dominada por uma rica vegetação, formada por trechos remanescentes da Mata Atlântica (incluindo araucárias nativas com centenas de anos de idade), além de uma extensa área de reflorestamento constituída de pinheiros e eucaliptos. Boa parte da mata original está hoje sob proteção governamental e constitui a Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias.
Essa grande quantidade de vegetação favorece a existência de várias espécies animais, em especial pássaros de diversos tipos. Uma quantidade impressionante de beija-flores das mais variadas cores dominam todos os cantos com o seu balé aéreo. Sempre à procura de frutos, os esquilos também são uma presença constante nos bosques da região, e se transformaram em um símbolo de Monte Verde.


A pequena vila cresceu muito devagar e pouco mudou durante muito tempo, mas nos últimos anos o aquecimento do turismo levou a um crescimento inevitável. Sob o olhar de alguns moradores preocupados com o progresso descontrolado, em fins dos anos 80 a estrada de acesso acabou sendo parcialmente asfaltada. O que mais me impressionou são a consciência de alguns moradores que até hoje, elas continuam lutando para preservar as belezas naturais da região e manter as características originais da vila. Se depender delas, Monte Verde jamais perderá o seu charme de vila alpina. Este lugar é simplesmente maravilhoso e encantador.
Descrição: http://guiamonteverde.com.br/top.gif

Nenhum comentário: