domingo, 18 de março de 2012

PÃO COM ARTE


Julice Vaz não é apenas a dona de uma padaria bacana no descolado bairro de Vila Madalena, em São Paulo. Perita em panificação e interessada por gastronomia desde a infância, ela se formou em Letras e Filosofia da Arte antes de decidir por a mão na massa .Essa virada de rumo significou nova faculdade, MBA, cursos específicos de panificação, trabalho em padarias na França e muita pesquisa.
A bolangerie diz que: “Existe um grande trabalho para o desenvolvimento dos pães, que consiste em testar diferentes sabores e aromas. Nesse trabalho são testados não apenas novos ingredientes, mas também novos pré-fermentos e novas farinhas. Muitas vezes, uma mesma combinação de ingredientes trabalhados em um processo diferente resulta num produto final diferente. Essa e a mágica da panificação”.
Com relação aos pães que são encontrados na loja tem alguns que fazem parte do mix de produtos diário e outros que estão na loja apenas em alguns dias da semana. Como por exemplo, a Challah, símbolo da culinária judaica, toda sexta-feira.
O maior diferencial de seus pães é que elaborou  uma complexa combinação de pré-fermentos utilizados em cada um de seus pães. Essa combinação faz com que o produto final tenha textura,  aroma,  sabor e uma leveza muito peculiares. O dia de Julice Vaz começa bem cedo. Às 5 horas da manhã ela já está na cozinha, cuidando das fornadas de pães que aos poucos vão preenchendo as cestas da graciosa boulangerie Julice que leva o seu nome, aberta em fevereiro em Pinheiros na rua Dep. Lacerda Franco, a casa aposta na confecção de pães artesanais ,tradicionais, integrais e principalmente gourmets –, além de geleias, mostardas, chutneys, vinhos, bolos.
Às 8h30, as prateleiras já exibem baguetes, croissants, ciabattas e pães redondinhos. São cerca de 20 tipos, todos preparados num processo artesanal que demanda um longo tempo de dedicação. O croissant, por exemplo, demora 36 horas para ficar pronto. Sua textura crocante, as camadas que se rompem a cada mordida, a leveza da massa e o gosto com notas adocicadas justificam as etapas minuciosas de trabalho.
 Quem estiver em São Paulo não deixem de degustar  seus famosos pães. A sua bolangerie  Julice é muito cheia nos cafés da manhã  aos finais de semana . Já durante a semana é muito frequentada pelos degustadores de seus pães. Destaque para  o pão de calabresa com vinho Beaujolais, o macio pão de azeite, o sofisticado pão de figo seco com provolone e o saboroso pão com gotas de chocolate belga e pedacinhos de ameixa seca. O brioche, feito com 70% de farinha integral, se destaca nos quesitos maciez, leveza e sabor. De quebra, o ambiente é uma delícia: há mesas numa agradável área aberta, café espresso de qualidade (Terroir de Bragança) . Vinhos especias para degustar com seus pães que não precisa de acompanhamento.




2 comentários:

Unknown disse...

GOSTEI DO POST EDNA, PARABENS !!!

Anônimo disse...

Querida, parabéns!
Meu abraço, desejoso de sucesso!Stella Romanholli