domingo, 25 de março de 2012

Churrasco combina com vinho?


Sábado com sol  e eu combino com amigos de fazer um churrasco no meu sítio.

Todos vão chegando com suas caixas de cerveja (algumas geladas, outras quentes), alguns com refrigerantes, outros trazem até uma vodka, e aí eu chego… com vinho!
Meus amigos dizem: “churrasco não combina com vinho. Combina mesmo é com cerveja gelada!”
Mas vou dizer o que é correto e pode até doer: churrasco combina mesmo é com vinho. E o pior: não combina com cerveja (e aqui falo daquelas cervejas “comuns”).
A carne do churrasco, em geral, tem gorduras  e quando comemos a carne, nossa boca fica “engordurada”. O vinho tem a propriedade – dentre outras – de adstringência. Ou seja, ele “lava” a nossa boca. Se fizerem um teste prestando atenção, verão que é assim mesmo que acontece. Por isso, que a gente recomenda vinhos mais “adstringentes” para o churrasco. Além disso, se for um vinho mais tânico, ele vai contrastar com o sal da carne, trazendo um sabor mais gostoso no final da experiência.
Já a cerveja tem que ser amarga. O que acontece é que como ela tem um sabor mais forte que a carne, além de estar bem gelada, ela esconde o sabor final ou torna-o amargo no final.
Deixo então uma dica pra quem gosta de cerveja: experimente um dia, num churrasco, comer um pedaço de picanha e depois beber um bom vinho da uva Tannat. Depois faça a mesma experiência com a cerveja. Veja qual fica mais harmônico.




Um comentário:

Confraria2panas disse...

Concordo plenamente, faz anos que não tomo cerveja em churrasco. Só não vou de tannat! Por uma questão de gosto.

Evandro