domingo, 18 de março de 2012

Gastronomia Rural


A culinária brasileira é uma grande mistura de influências regionais, maneiras de preparo, aromas e paladares. Dentre esta grande diversidade culinária, existe a cozinha de fazenda, do interior ou rural. A cozinha da fazenda ou rural, pode ser bem definida pela cozinha típica mineira, do interior do Rio Grande do Sul, de São Paulo, do Centro Oeste ou de qualquer estado brasileiro, bastando para isso ter as características de cozinha caseira, preparada em regiões rurais e, é claro, ser deliciosa! 


As receitas preparadas nas diversas regiões do Brasil variam, mas existem alguns pratos de fama nacional, como as tradicionais feijoadas mineiras, farofas preparadas de muitas maneiras diferentes, o tutu de feijão, arroz carreteiro, o churrasco gaúcho, etc. Não podemos deixar de mencionar os mais deliciosos doces feitos no interior, doces caseiros que conquistaram todo o Brasil, como o doce de leite, a goiabada, marmelada, pães doces, pudins de leite, de pão, além dos queijos deliciosos feitos artesanalmente nas fazendas e sítios.

Em algumas grandes cidades, existem restaurantes especializados neste tipo de culinária, que fazem sucesso pela sua simplicidade e pelo sabor de seus pratos. Essas delícias da culinária brasileira já fazem parte do imaginário até mesmo de quem vive nas cidades e que têm poucas chances de se deliciar com os pratos da cozinha regional do interior.
Em Goiânia para quem quer apreciar esta iguaria nada melhor do que ir no Armazem do Sabor  que fica no trevo de Bela Vista. A comida é de extremo bom gosto e a arquitetura do casa foi projetada por um dos sócios Willian Hana. Vale a pena entrar no carro e se deliciar com um frango de calda com quiabo e pequi. O que mais me chamou a atenção foi o bolinho de arroz com baru. Uma delícia!! Lá você não vê as comidas nadando em óleo. Tudo muito limpo e o cardápio de muito bom gosto.
Para quem curte comida bem regional e carne de porco nadando em óleo, pururuca, e vários ingredientes fritos e calóricos eu recomendo o Banana Menina na BR 153. Acho muito desorganizado, forro de plástico nas mesas e com cheiro de óleo e sujas. O atendimento é sofrível!! Para quem tem crianças, é um lugar tranquilo com arvores e cavalinhos para andar.
Brioso e Manhoso indo para Anápolis. O lugar é muito agradável e quando fui, tinha uma banda de jazz. Achei o máximo! Gostei muito do atendimento e a gastronomia  regional é feita com cuidado. Banheiros limpos! O atendimento é rápido, as mesas limpas e os talheres e copos tb. A paçoca no pilão é divina!
Na cidade você encontra a gastronomia regional em vários lugares mas o melhor é o Chão Nativo. Com seu fogão a lenha e o Buffet de saladas são bem elaboradas. A casa é rústica, com cardápio de diversas cachaças. O atendimento é bom!  As sobremesas são bem regionais e a ambrosia é simplesmente dos deuses.

Frango caipira com quiabo e polenta- Chef Edna Gomes

 Ingredientes

  • 1 frango inteiro, cortado em pedaços
  • 3 dentes de alho amassados e cebola
  • Alho poró
  • Suco de 1 limão
  • 1 colher (sobremesa) de açafrão
  • Sal a gosto
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola grande bem picadinha
  • 2 tomates cortados em cubinhos
  • 3 xícaras de caldo de galinha fervente
  • Cheiro verde a gosto
  • 1 Kg de quiabo
  • 1 xícara (chá) de óleo

  • INGREDIENTES DA POLENTA:
  • 2 xícaras (chá) de polenta
  • 4 xícaras de caldo de galinha quente

Modo de preparo

Quiabo: Lave o quiabo e seque com um pano, deixando-o bem sequinho
Pique em fatias e asse no forno por 10 min.
Em uma panela, aqueça com fios de óleo
Acrescente o quiabo picado e deixe refogar até que não tenha mais nenhuma baba
Reserve.

Angu: Coloque a polenta em uma panela e dissolva com um pouco de água fria, leve ao fogo alto e, mexendo sem parar, junte o caldo de galinha quente.
Quando o polenta começar a grudar no fundo da panela, reduza o fogo ao mínimo, continue o cozimento mexendo sempre, até o angu se desprender, tire do fogo e coloque imediatamente em uma tigela de barro.

Frango: Tempere o frango com o alho amassados,cebola sal,
limão e açafrão
Deixe marinar na geladeira por aproximadamente, 30 minutos.
Em uma panela, aqueça duas colheres (sopa) de óleo e doure muito bem a
cebola e o alho poró
Junte o frango, o
tomate bem picadinhos e o  caldo de galinha
Quando estiver bastante dourado, junte três xícaras de caldo de galinha fervente,
Corrija o sal, se necessário, e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semi-tampada por mais ou menos 20 minutos, ou até que o frango esteja bem macio
Junte o quiabo reservado e deixe apurar até que fique encorpado
Se estiver com muito caldo, aumente o fogo e deixe secar um pouco mais
Por último, junte o cheiro verde e sirva com a polenta

Nenhum comentário: