domingo, 18 de março de 2012

Harmonização de vinhos Brancos



Harmonização de vinhos brancos
Vou começar com o vinho Gewurztraminer da Alsácia que apresenta tom dourado e exala perfumes suaves, com aroma de lichia, frutas maduras(pêssego e damasco), frutas exóticas, especiarias e rosas.Na boca é harmonioso e aromático. Este vinho é ideal com aperitivos, canapés ou folhados com foie gras, espetinhos de cordeiro marinado com especiarias,  compotas frutas, queijo e presunto de parma, peixes, frango ao curry. As sobremesas especialmente a base de frutas brancas e exóticas. 
Riesling da Alsácia vinho branco denso, vivo e mineral. Apresenta uma cor dourada verde. O aroma é curioso, com notas petróleo. Aromas de limão, toque vegetal e floral. Na boca mostra-se franco e fresco bem cítrico. Final de boca é longo e mineral. O riesling proporciona excelente paladar na boca para aperitivo, com canapés ou folhados quem tenham como base peixes, crustáceos ou frutos do mar, legumes, alimentos crus, miniquiches. Peixes em geral: o excelente teor de acidez do vinho faz boa companhia. Não se deve esquecer que determinado rieslings contém açúcares residuais...e o açúcar não suporta iodo.

Chardonnay do chile um vinho branco vigoroso, amanteigado e condimentado. Sua cor é dourada. No nariz é intenso e aromático, com notas de frutas brancas amadurecidas, de frutas secas e toque de manteiga e baunilha. Na boca é amplo, denso, com frutado generoso e intenso. No final é longo sobre as notas de abacaxi assado. Combina bem com aves e carnes em molhos cremosos e oleosos pois o vinho apresenta bastante amplitude e estrutura para acompanha-los. Miúdos nobres(fígado e moela e coração): seu poder aromático equilibra os aromas dos miúdos. Molhos picantes bastantes condimentados(curry, gengibre, açafrão): o armazenamento em barrica, deixa o vinho bastante condimentado, estabelece a ligação aromática. Abacaxi assado.
Muscadet vinho Frances as margens do loire- Um vinho vivo, mineral e refrescante tom claro com pequenos reflexos. Notas de frutas brancas maduras. Na boca, o vinho apresenta bom desenvolvimento, é frutado. No final de boca ligeiramente cítrico. Combina com toda a cozinha marítima, crustáceos, peixes, frutos do mar, crus, cozidos, no molho e frios: a vivacidade, frescor e sabor cítrico do vinho garantem a combinação.




Nenhum comentário: