quarta-feira, 23 de março de 2011

Érika Goulart, a primeira mulher brasileira a produzir vinhos na Argentina.Vinhos Goulart recebem altas pontuações em publicação americana

Na edição de Nº 184, publicada em agosto de 2009, da conceituada revista americana The Wine Advocate, do crítico Robert Parker, os vinhos da linha argentina Goulart, que são comercializados no Brasil desde o início deste ano com exclusividade pela importadora Costazzurra, receberam ótimas pontuações.

De acordo com a avaliação de Jay Miller, o vinho Gran Vin Goulart safra 2007 foi consagrado com 92 pontos. Produzido de forma muito peculiar, sob a consultoria do enólogo Luis Barraud, foi envelhecido em tonéis de carvalho francês de primeiro uso e exibe uma coloração violeta com notas de cerejas e frutas frescas.

Já o Goulart Reserva 2007, que é um vinho produzido com 100% das uvas Malbec selecionadas e colhidas artesanalmente na própria vinha com mais de 90 anos recebeu 91 pontos. Este vinho apresenta cor vermelho rubi intenso e com um excelente final de boca.
Erika Goulart, mulher guerreira e empreendedora, a única mulher Brasileira a  produzir  vinhos na Argentina em Mendonza. Seus vinhos nasceu de uma poesia moldada pela intensidade de sua ternura e amor com o terroir e suas parreiras que ela herdou do seu avo o Merechal Gastão Goulart um dos heróis da Revolução constitucionalista de 1932. Erika me contou que em 1999 manuseando alguns papéis  acha uma escritura edescobre que é herdeira de 10 hectares de vinhedos plantados em 1915 na região de Lulunta em Mendonza. Com seu lado empreendedora arregaçou as mangas e foi para o Front  elaborar seu vinho. Provando gota a gota, debruça-se nas parreiras,  nos encantos do cachos da uva mais conceituada da Argentina As técnicas utilizadas nas suas vinhas e na vinificação são do Velho Mundo. Explicou-me a proprietária da Finca Lugilde Goulart. Ela me disse que a cada ano na colheita ela lapida o seus vinhos transformando-os na poesia de sabores inesquecíveis. Nós brasileiros temos que nos sentir orgulhosos do seu trabalho e a cada gole sentir um sabor de brasilidade. Veja a entrevista com a guerreira Érika Goulart.

Nenhum comentário: